Publicado em: 14/11/20

Luis Fernando Laranjeira

Dentre outras coisas, editar significa fazer escolhas. O ato de editar remete à seleção de informações, imagens, cenas para publicação. Quaisquer informações, imagens, cenas? Não. O ato de editar é, antes de mais nada, o ato de escolha do QUE será editado; é assumir uma posição diante da realidade, dos fatos, de ideias, conceitos; é, portanto, um ato político.

O ato de editar pressupõe um compromisso ético para com o público. Um compromisso de busca pela defesa do exercício da cidadania; de inclusão; de aceitação das diferenças étnicas, de gênero, de opção sexual, religiosa, política; de liberdade de expressão e de pensamento; de liberdade de escolha pela coletividade.

Ao assumir o papel de editor(a) deve-se levar em consideração o respeito à diversidade e à liberdade, às diferenças. É um ato de resistência aos preconceitos, ao establishment, ao status quo vigente, que diuturnamente nos bombardeia com um sem número de mensagens de todos os tipos e por todos os meios tentando nos impor e nos impondo valores que nos são estranhos, moldando-nos a ideologias e conceitos tantas vezes espúrios.

Em tempos sombrios e de tantos retrocessos, quando a pauta de costumes se sobrepõe à adoção de políticas voltadas ao bem-estar social, de respeito às minorias, às mulheres, aos negros, aos LGBTQIA+, às pessoas com deficiência ou simplesmente a quem ouse pensar diferente, lançar uma editora que se propõe a abraçar a defesa da cidadania e dos direitos humanos é um desafio enorme, é resistir ao atraso.

É vestindo a máscara da resistência revolucionária que o ato de editar, de publicar, pode contribuir para a construção do alicerce que leve a uma convergência de valores e engajamento na dura batalha por uma sociedade que privilegie justiça social, inclusão, direitos humanos e cidadania.

Este Blog da Larvatus Prodeo Editora nasce com a proposta de tornar-se um espaço de discussão crítica, de debate democrático, de veiculação de ideias criativas e transformadoras, de arte e cultura. De resistência, enfim.

Luís Fernando Laranjeira é jornalista, fotógrafo, editor. Mestre em Comunicação e Estudos de Linguagens.

Não perca as novidades

Inscreva-se em nossa newsletter

Logotipo LiveCred
  • (11) 91153-6323
  • atendimento@larvatusprodeo.com.br