Publicado em: 22/12/21
NOTA DE REPÚDIO
FREDUC – FRENTE EM DEFESA DA UNIVERSIDADE E DA CIÊNCIA
Os pesquisadores e docentes dos Programas de Pós-graduação, Núcleos e Laboratórios de pesquisa na área da Psicanálise no Brasil, que integram a FREDUC e assinam o presente documento, vêm publicamente afirmar seu enérgico repúdio à criação de curso de bacharelado em Psicanálise.
Existe um consenso na comunidade psicanalítica a respeito das exigências implicadas para a formação de psicanalistas, que se sustenta em três pilares: a) o processo de análise pessoal do psicanalista; b) o conhecimento rigoroso dos fundamentos conceituais e teóricos da Psicanálise; e c) a atividade clínica exercida com supervisão de psicanalistas já formados e com larga experiência no campo.
Esse consenso consolidou-se ao longo dos 130 anos de existência da Psicanálise, a despeito da diversidade de orientações teórico-clínicas que compõem o seu campo. Pressupõe-se a inviabilidade de formação de psicanalistas em cursos de graduação em moldes acadêmicos, dada a impossibilidade de neles integrar os três referidos componentes requeridos para essa formação.
Disso decorre que a formação de psicanalistas tem sido objeto de discussão e cuidado pela comunidade psicanalítica, representada legitimamente pelas instituições que, pela seriedade e competência de sua atuação, têm o reconhecimento e aprovação da sociedade brasileira. Essas instituições constituíram em 2000 o movimento denominado Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, com o objetivo precípuo de discutir e tomar posição em relação ao assunto; notadamente, em relação às tentativas de regulamentar a atividade psicanalítica como profissão. Conforme o “Manifesto de Entidades Brasileiras de Psicanálise”, divulgado em 2001:
Nos últimos cinquenta anos várias tentativas, geralmente apresentadas por parlamentares, têm sido feitas para alcançar uma regulamentação que, à primeira vista, protegeria os psicanalistas e a população que recorre ao tratamento psicanalítico. Todas foram rejeitadas pela comunidade psicanalítica brasileira, ou por não atenderem às especificidades intrínsecas à psicanálise ou porque representavam somente interesses particulares de grupos e não visavam ao bem-estar da população. (ARTICULAÇÃO DAS ENTIDADES PSICANALÍTICAS BRASILEIRAS, 2001)
Entendemos que a via apropriada para a formação de psicanalistas continua sendo aquela promovida pelas instituições psicanalíticas que conquistaram o respaldo da sociedade pela sua atuação exemplar; e que “têm a responsabilidade social de formar psicanalistas competentes, conferir-lhes autonomia para o exercício de sua função, responsabilizando-os quanto à ética de seus atos.” (Id.).
Como pesquisadores avançados do campo da psicanálise e responsáveis pelo seu ensino em universidades – programas, núcleos, laboratórios e centros de pesquisa – distinguimos claramente a formação do psicanalista, tal como a caracterizamos acima e tal como levada a efeito pelas instituições psicanalíticas, das atividades de pesquisa que desenvolvemos no
universo acadêmico. E é justamente esta nossa posição, em íntima conexão com as questões epistemológicas implicadas pela Psicanálise, que nos habilita a emitir um juízo cientificamente consistente sobre a impropriedade da proposta de um curso de bacharelado em psicanálise, que, além de constituir a celula mater do ensino de nível superior, nosso campo de trabalho, traz o agravante de conferir, pelo menos no nível formal, ao “bacharel” que assim vier a se formar, uma suposta e enganosa habilitação para exercer o ofício de psicanalista.
Também o Conselho Federal de Psicologia apoia a posição da Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras, conforme notícia publicada em seu site em 30 de novembro de 2017 com o título “CFP apoia Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras”:
Consideramos totalmente inadequada essa intenção de regulamentação, devido ao fato da Psicanálise se constituir num campo de conhecimento próprio, com conceitos, parâmetros e métodos próprios, não passíveis de regulamentação. O fundamental nesta situação é que a palavra seja dada aos psicanalistas e a suas instituições, explica o conselheiro do CFP, Paulo Maldos. (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2017)
Por todo o exposto, consideramos as notícias recentes de oferta de curso de bacharelado em Psicanálise, à distância, pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER, uma grave ameaça à integridade subjetiva da população e um severo ataque ao campo da Psicanálise.
Subscrevem a presente “Nota de Repúdio”, por ordem alfabética, os programas, núcleos e laboratórios de pós-graduação em Psicanálise no Brasil abaixo relacionados.
REFERÊNCIAS
ARTICULAÇÃO DAS ENTIDADES PSICANALÍTICAS BRASILEIRAS (2001) Manifesto de Entidades Brasileiras de Psicanálise. Documento disponível em (Acesso em: 11/12/2021): https://www.campolacaniano.com.br/manifestos/manifesto-de-entidades-brasileiras-de- psicanalise/.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (2017) CFP apoia Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras. Documento disponível em (Acesso em: 11/12/2021):
https://site.cfp.org.br/cfp-apoia-movimento-de-articulacao-das-entidades-psicanaliticas- brasileiras/
Brasil, 17 de dezembro de 2021
ASSINAM O PRESENTE DOCUMENTO:
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, NÚCLEOS E LABORATÓRIOS DE PESQUISA EM PSICANÁLISE NO BRASIL INTEGRANTES DA FREDUC – FRENTE EM DEFESA DA UNIVERSIDADE E DA CIÊNCIA
PESQUISADORES DA ÁREA DA PSICANÁLISE, EM SEU NOME PRÓPRIO
1. ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia
2. APPEC – Assistência e Pesquisa em Psicologia, Educação e Cultura
3. Curso de Especialização em Clínica Psicanalítica na Atualidade – IEC/PUC-MG
4. Curso de Especialização em Psicanálise: Teoria e Práxis (Universidade de Vassouras)
5. Fórum Latino-Americano de Psicanálise, Ciência e Política (FLAPCIP)
6. Grupo Alteridade Psicanálise Educação (GAPE) da UFF (Universidade Federal Fluminense)
7. Grupo Brasileiro de Pesquisa Sandor Ferenczi
8. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos de Subjetivação na Contemporaneidade (Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará – PPGP/UFPA)
9. Grupo de Pesquisa Psicanálise Experimental – IP/USP (Universidade de São Paulo)
10. Grupo de Saúde da Amazônia (PPGP/UFPA)
11. Grupo Transversalizando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão (PPGP/UFPA)
12. Laboratório Casal e Família: Clínica e Estudos Psicossociais – LabCaFam/USP (Universidade de São Paulo)
13. Laboratório de Clínica do Sujeito, Sintoma, Corpo e Instituição (LACS/UFPA) (Universidade Federal do Pará)
14. Laboratório de Clínica Psicanalítica Invenções Subjetivas na Atualidade – LAPSI/PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
15. Laboratório de Desenvolvimento e Saúde LADS/UFPA (Universidade Federal o Pará)
16. Laboratório de Estudos Psicanalíticos da Infância e Educação – LEPSI/USP – Universidade de São Paulo
17. Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós- Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza)
18. Laboratório de Pesquisa e Extensão em Psicanálise e Saúde – LaPSa/UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
19. Laboratório de Pesquisas e Intervenção em Psicanálise – psiA/USP (Universidade de São Paulo)
20. Laboratório de Pesquisa Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI) do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo)
21. Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental – UFPA (Universidade Federal do Pará)
22. Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
23. Laboratório de Psicanálise de Orientação Lacaniana –UFCG (Universidade Federal de Campina Grande)
24. Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) do Instituto de Psicologia da USP
25. Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise – LATESFIP/USP (Universidade de São Paulo)
26. Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da UNICAMP – (Universidade de Campinas)
27. Laboratório de Psicanálise e Laço Social – LAPSO/UFF (Universidade Federal Fluminense)
28. Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade – NEPECC/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
29. Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Política da UFF (Universidade Federal Fluminense)
30. Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
31. Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social da PUC – Pontifícia Universidade Católica – de São Paulo
32. Núcleo de Pesquisas e Práticas em Psicologia Social, Políticas Públicas e Saúde da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
33. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC/UFPI) Universidade Federal do Piauí
34. Projeto de Extensão e Pesquisa Clínica em Psicanálise e Atenção Psicossocial da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
35. Programa de Extensão Universitária Psicanálise na Rua, da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso)
36. Programa de Pesquisa e Extensão Laços: Psicanálise, Subjetividades Contemporâneas e Laço Social da UNIMONTES (Universidade de Montes Claros/MG)
37. Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Atenção Psicossocial da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
38. Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Psicanálise e Políticas Públicas da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
39. Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Psicologia e Políticas Públicas da UFC (Universidade Federal do Ceará) – Campus Sobral
40. Programa de Pós-graduação em Psicanálise do Instituto de Psicologia da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
41. Programa de Pós-graduação em Psicanálise: Clinica e Cultura da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
42. Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
43. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP (Universidade de São Paulo)
44. Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA (Universidade Federal do Pará)
45. Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
46. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Campus Assis
47. Programa de Pós-Graduacao em Psicologia e Políticas Públicas da Universisade Federal do Ceará – Campus de Sobral
48. Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
49. Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA (Universidade Veiga de Almeida)
50. Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo – PSILACS /UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
1. Adriana Barbosa Pereira
2. Adriana de Oliveira Rangel
3. Alejandro Bilbao
4. Alexandre Magno Teixeira de Carvalho
5. Ana Carolina B Leão Martins
6. Ana Carolina Dias
7. Ana Cleide Guedes Moreira
8. Ana Cristina Costa de Figueiredo
9. Ana Laura Prates Pacheco
10. Ana Lúcia Mandelli de Marsillac
11. Ana Maria Rudge
12. Ana Paola Frare
13. Ana Suy Sesarino Kuss
14. Analicea Calmon
15. André Morse
16. Andréa Eulálio Ferreira
17. Andréa Franco Milagres
18. Andrea Gabriela Ferrari
19. Andréa Hortélio Fernandes
20. Andrea Maris Campos Guerra
21. Angela Vasconcelos
22. Angélica Bastos
23. Anna Carolina Lo Bianco
24. Anna Rogéria Nascimento
25. Antonio Alexandre Iorio Ferreira
26. Antonio Barkovski Sampaio
27. Antonio Quinet
28. Antônio Teixeira
29. Auterives Maciel
30. Betty Fuks
31. Breno Ferreira Pena
32. Camilla Araujo Lopes Vieira
33. Carla Capanema
34. Carla Derzi
35. Carlos Henrique Kessler
36. Cassio Eduardo Soares Miranda
37. Christian Dunker
38. Clarissa Metzger
39. Clarisse Toscano Gurgel
40. Claudia Henschel de Lima
41. Cláudia Perrone
42. Cleuse Maria Brandão Barleta
43. Cristiana Facchinetti
44. Cristiane Barreto
45. Cristiane de Freitas Cunha
46. Cristiane de Oliveira Santos
47. Cristina Carneiro
48. Cristina Marcos
49. Cristóvão Giovani Burgarelli
50. Daniel Kupermann
51. Daniela Costa Bursztyn
52. Daniela Santos Bezerra
53. Denise Cabral de Oliveira
54. Diogo Nonato Reis Pereira
55. Doris Rinaldi
56. Eliane Dias
57. Eliane Kogut
58. Elisa Maria Ulhôa Cintra
59. Enzo Cleto Pizzimenti
60. Eric Alvarenga
61. Erimaldo Nicacio
62. Ernani Pinheiro Chaves
63. Eudes Duarte Filho
64. Fabio Bispo
65. Fabio Malcher
66. Fernanda Costa-Moura
67. Fernanda Dupin
68. Fernanda Pacheco Ferreira
69. Flávia Cristina Silveira Lemos
70. Flávio Durães
71. Francisco Leonel Fernandes
72. Gabriella Dupim
73. Gláucia Peixoto Dunley
74. Glória Sadala
75. Hevellyn Ciely da Silva Corrêa
76. Isabel Cristina Gomes
77. Isabel Ghirardi
78. Ivan Ramos Estevão
79. Izabella Paiva Monteiro de Barros
80. Janari da Silva Pedroso
81. Joana Novaes
82. Joel Birman
83. José de Araújo Filho
84. Joseane Garcia
85. Joyce Guilherme Silva Coelho
86. Juliana Motta
87. Juliana Perucchi
88. Julio Cesar de Oliverira Nicodemos
89. Julio Hoyos
90. Kassandra Leitão
91. Kelly Cristina Brandão da Silva
92. Leandro Passarinho Reis Júnior
93. Leny Mtech
94. Leonardo Goldberg
95. Leonardo José Barreira Danziato
96. Leonardo Lopes Miranda
97. Leonardo Mendonça
98. Leônia Cavalcante Teixeira
99. Lia Carneiro Silveira
100. Lucia Maria Freitas Perez
101. Luciana Gageiro Coutinho
102. Luciane De Conti
103. Luciano Elia
104. Luciano Lacerda
105. Luis Achilles Rodrigues Furtado
106. Luis Guilherme Araújo Gomes
107. Luisa Urano
108. Magali Milene
109. Márcia Rosa
110. Marcos Vinicius Brunhari
111. Marcus Eugênio Lima
112. Mardonio Coelho
113. Maria Anita Carneiro Ribeiro
114. Maria Cristina Poli
115. Maria José Gontijo
116. Maria Livia Tourinho Moretto
117. Maria Lúcia Chaves Lima
118. Mariana Desenzi Silva
119. Mariana Mayerhoffer
120. Mariana Mollica da Costa Ribeiro
121. Marília Etienne Arreguy
122. Marina Fiorenza
123. Marlise d’Icarahy
124. Marta d’Agord
125. Maurício Loures
126. Maurício Rodrigues de Souza.
127. Mauro Reis Albuquerque
128. Mériti de Souza
129. Milena da Rosa Silva
130. Miriam Debieux Rosa
131. Mônica Macedo
132. Mônica Portugal
133. Nádia Laguardia de Lima
134. Nanci Greca de Oliveira Carneiro
135. Nelma de Mello Cabral
136. Nilda Martins Sirelli
137. Nympha Amaral
138. Octávia de Carvalho Martin Danziato
139. Odete Lua Sousa Batista
140. Ondina Machado
141. Oscar Reymundo
142. Paloma Amettla Guimarães
143. Paola Salinas
144. Paula Regina Peron
145. Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira
146. Paulo Vianna Vidal
147. Pedro Ambra
148. Pedro Cattapan
149. Pedro Moacyr Chagas Brandão Junior
150. Raul Albino Pacheco Filho
151. Regina Herzog
152. Renata Costa-Moura
153. Renata Forain Valentim
154. Ricardo Badin Bueno
155. Rinaldo Voltolini
156. Rita Maria Manso de Barros
157. Roberto H Amorim de Medeiros
158. Rogério Robbe Quintella
159. Rolando Karothy
160. Rosane Carvalho Silveira Abbade
161. Rosângela Silveira
162. Roseane Freitas Nicolau
163. Rosemary Fiães Pinto
164. Rosi Gurski
165. Ruth Feuerharmel
166. Sandra D. Torossian
167. Selma de Albuquerque Cavalcanti Kirsch
168. Sheila Brum Fonseca
169. Silvio Yasui
170. Simone Moschen
171. Sonia Borges
172. Sonia Elisabete Altoé
173. Suzana Barroso
174. Suzane Zanotti
175. Swami Lorena Cavalcante Marinho
176. Tallita Araujo Vieira Barros
177. Tatiana Irigaray
178. Thaís Limp
179. Valdene Rodrigues Amâncio
180. Vera Pollo
181. Vilma Maria Gomes Peixoto
182. Vinicius Darriba
Não perca as novidades