singularidadeS


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A Coleção singularidadeS publica livros autorais ou coletâneas de artigos que digam respeito à inclusão, direitos humanos e cidadania, colaborando para a desconstrução do preconceito e de qualquer forma de discriminação e contribuindo, para a construção da sociedade da diversidade que leve em conta as diferenças de raça, gênero, religiões e pessoas com deficiência.



A Coleção singularidadeS surgiu a partir de inquietações e reflexões relacionadas à construção da sociedade da diversidade. Vivemos avanços significativos conquistados nas últimas décadas, em relação à inclusão, o respeito aos direitos humanos, o exercício da cidadania, e à diversidade, mas precisamos reconhecer que ainda vivemos situações onde os discursos de ódio, os preconceitos de raça, gênero, religiões e com pessoas com deficiência se proliferam e ganham voz.

Nesse contexto, a Coleção SingularidadeS tem como objetivo contribuir para seguirmos nesse processo de construção de uma sociedade justa, implicada e solidária. Quando falamos da sociedade da diversidade, educação para todos, saúde humanizada, acessibilidade e ações afirmativas, estamos falando de direitos humanos. 

Mas, o que são os direitos humanos? “Direitos Humanos” é um conjunto de normas que estabelecem direitos e deveres. Governantes e governados devem se submeter a tais normas. Assim, são direitos humanos, o direito à liberdade, à vida, à dignidade, à segurança, educação, saúde, moradia, ao lazer, à cultura, transporte público, entre tantos outros.

 A cidadania é uma relação jurídica decorrente destas normas. Entretanto, para que um cidadão exerça plenamente seus direitos, o Estado deve lhe dar condições para isso, assegurando que todos tenham igualdade de condições para exercê-los.

Devido às relações econômicas e de poder em nossa sociedade, certos grupos são mantidos em situação contínua de privilégios, impossibilitando a fruição de direitos que devem ser a todos garantidos, e tolhendo o exercício pleno da cidadania. 

A coleção singularidadeS se propõe a abordar a temática da diversidade e inclusão nos campos da educação, trabalho, saúde, arte, cultura, esporte, lazer, contemplando a variedade da condição humana, que é construída cotidianamente nas relações interpessoais, sociais, culturais e políticas.

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A Representação da Deficiência no Cotidiano Escolar
As Sete Dimensões da Acessibilidade



Conselho Editorial


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Edna Maia

Coordenadora

Pedagoga. Pós-graduação em Psicopedagogia (FMU), Arte Educação e Educação Ambiental, Aperfeiçoamento em Educação e Psicanalise (IPUSP). Docente Universitária. Idealizadora e Coordenadora geral do Espaço Mosaico.

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Leide Maia

Coordenadora

Historiadora pela USP. Especializada em História da África pela UFES. Pós-graduação em Psicopedagogia pela UniFai. Coordenadora no Espaço Mosaico nos projetos: Travessia, Fazendo Acontecer, Oficinas Pedagógicas e Vivendo e Aprendendo.

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Ana Laura Prates

Psicanalista, Escritora e Editora. Doutora pelo IPUSP. Pós-doutorado na UERJ. Pesquisadora convidada do LABEURB/UNICAMP. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano- FCL-SP. Autora, dentre outros, de “Feminilidade e experiência Psicanalítica”, “Da fantasia de infância ao infantil na fantasia” e “La letra: de la carta al nudo”. Colunista do Jornal GGN.

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Margarete Gonçalves Pedroso

Procuradora do Estado de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie. Especialista em Direito do Estado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado. Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. Membro da Rede Feminista de Juristas – DEFEMD.


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Romeu Sassaki

Graduado em Serviço Social. Especializado em aconselhamento de reabilitação. Consultor e docente no ensino público, Banco Mundial, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistida. Autor de “As sete dimensões da acessibilidade”.

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Marli Vizim

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Membro do GT-Educação Especial da ANPED. Coordenadora do Projeto de Inclusão na rede pública de ensino de Diadema. Docente do Centro Universitário Fundação Santo André. Autora de “A representação da deficiência no cotidiano escolar”

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